terça-feira, 20 de outubro de 2009

1ª Macro Célula Mulheres


Nossa 1ª macro célula foi simplesmente maravilhosa!! Deus nos presenteou com mulheres ungidas de Deus para nos dar uma palavra, dinâmicas, além do lanche que foi delicioso...supriu todas as expectativas!! Que venha a 2ª...quem não foi, vá na próxima.
Um grande abraço,
Mulheres vencedoras Jacarepaguá.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Escolha a felicidade

A sua irritação não solucionará problema algum.

As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas.

Os seus desapontamentos não fazem o trabalho
que só o tempo conseguirá realizar.

O seu mau humor não modifica a vida.

A sua dor não impedirá que o Sol brilhe
amanhã sobre os bons e os maus.

A sua tristeza não iluminará os caminhos.

O seu desânimo não edificará a ninguém.

As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em
benefício da sua própria felicidade.

As suas reclamações, ainda mesmo afetivas,
jamais acrescentarão nos outros um só grama
de simpatia por você.

Não estrague o seu dia.
Aprenda, com a Sabedoria Divina,
a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo
sempre para o Infinito Bem.

Faça do seu dia..um dia feliz, tranquilo, com Paz, Paciência, Sabedoria e Amor.

Não deixe ninguem ou nada estragar seu dia, seu momento, sua vida..

Viva feliz.

Tenham um final de semana maravilhoso, na presença de Deus!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Semana de Estudos-aprenda com quem fez diferença na Bíblia

Estamos em um tempo de mudanças, tempo onde nós cristãs devemos buscar crescer em todas as áreas e buscar conhecimento com quem realmente fez diferença. Vamos buscar o conhecimento vindo de Deus.. Esses estudos de discipulado muito vai nos acrescentar a conhecer mais a vida de Jesus e ter mais fé para vencer nossas batalhas.
EVANGELHO DE LUCAS

Três passagens bíblicas que mencionam quem foi Lucas:

Cl 4. 14 – “Saúda-vos Lucas, o Médico amado, e também Demas.” (Deduz-se que Lucas era cientificamente instruído).
Fm 23 – “Saúdam-te Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus, Marcos,Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.”(Missionário).
2Tm 4.11 – “Somente Lucas está comigo.” (Aqui o apostolo Paulo já está no final de sua vida, na qual estava preso em Roma por volta do ano 66 e o Lucas lhe faz companhia no Martírio).
Obs.:
Em “Exkursen zur Lebensgeschichte des Lukas” [Excursos sobre a biografia de Lucas] Zahn chama atenção para um manuscrito grego escrito por volta de 300 d. C., cuja tradução reza: “Lucas é um sírio de Antioquia, médico de profissão, aluno de apóstolos. Mais tarde, porém, ele acompanhou a Paulo até o martírio deste. Depois de servir ao Senhor incansável e desinteressadamente, adormeceu, aos 84 anos de idade, na Beócia (ou em Tebas, capital da Beócia) cheio do Espírito Santo.”

Só não tem comprovação que Lucas seria amigo de Paulo desde pequeno, mas tem indício que Lucas é o mesmo autor de Atos dos Apóstolos.

Teófilo, Destinatário do Evangelho de Lucas,
Tanto o evangelho de Lucas quanto o Atos dos Apóstolos, foram dedicados para uma mesma pessoa. Considerando que em Lc 1.3 Teófilo é considerado e interpelado como “excelentíssimo Teófilo” (o título “excelentíssimo” era usado naquele tempo para senadores e cavaleiros – clarissimus). A dedicatória a Teófilo evidentemente não exclui a possibilidade de que esses livros desde já visassem um grande círculo de leitores. Assim como hoje, também na Antigüidade dedicava-se livros a determinadas pessoas.

Onde vivia Teófilo?
Pressupõe como conhecidas todas as localidades na Sicília e na Itália (At 28 - particularmente o centro-sul da Itália, até Roma), até mesmo pequenos vilarejos (At 28.15). Talvez por isso devamos situar Teófilo na Itália. Contudo, a familiaridade também é pressuposta no caso das viagens de Antioquia para Chipre e pela Ásia Menor até Trôade (At 13.4-14,26; 15.40-16,11).
A visão histórica abrangente dada em Lc 3.1s, bem como a característica de todo o escrito, demonstra que Lucas escreveu a um amplo círculo de leitores de origem grega, cujo representante ele considerava ser Teófilo.
Além disto, essa dedicatória não significava mera questão de honra. Até o surgimento da imprensa, a edição de um livro era algo muito dispendioso. Por essa razão, os autores costumavam dedicar suas obras a uma personalidade abastada que, caso aceitasse a dedicatória, era considerada, por assim dizer, “patronus libri”, padrinho do escrito. Esse patronus libri encarregava-se de abrir caminho na opinião pública para a nova obra. Para isto ele criava oportunidades para que o autor apresentasse textos de sua obra perante um círculo seleto.
A redação do evangelho de Lucas geralmente é situada no período entre 63 e 66 d.c. Mas,
os indícios relatam que foi escrito entre 59 a 64 d.c em Cesária, durante o tempo que Paulo ficou preso.
Os cristãos evangélicos tendem a favorecer essa opinião, mantendo a tradição de datar os evangelhos bem nos primórdios do cristianismo 40 e 60 D.C.
O Evangelho de Lucas é o terceiro dos quatro Evangelhos canônicos do Novo Testamento, que narra a história da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Este é o Evangelho do misericordioso filho de Deus que oferece salvação a toda humanidade.
O evangelista não afirma ter sido testemunha ocular da vida de Jesus, mas assegura ter investigado tudo cuidadosamente e ter escrito uma narrativa ordenada dos fatos (Lucas 1, 1-4).
A principal característica deste Evangelho, como Farrar (Cambridge Bible, Lucas, Introd.) observa, está expressa no lema "Quem andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os que estavam dominados pelo diabo" (Atos, 10, 38; comparar com Lucas 4,18). Lucas escreveu para o "mundo helênico." Este Evangelho é em verdade "rico e precioso."


EVANGELHO DE MARCOS
Autor: João Marcos Data: 55 e 65 D.C

· Ele não foi um dos doze apóstolos, mas acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária (At. 13:13);
· Ele escreveu o evangelho em Roma;
· Pessoas- chaves: Jesus, os doze discípulos, Pilatos e os lidere religiosos e Judeus.
· Lugares-chaves: Carfanaum, Nazaré, Cesaréia de Filipe, Jericó, Betânia, Monte das oliveiras, Jerusalém, Gógota.
· Características populares:

O evangelho de Marcos foi provavelmente, o primeiro a ser escrito. Nele há 31 versículos a mais, relativos a outros milagres que não foram relatados nos demais.
Marcos não é um historiador. Antes é um narrador que conta o que chegou a seu conhecimento. Não relata questões biográficas, exemplo disso é a ausência na sua obra de uma história de nascimento e da infância de Jesus de maneira que o fazem Mateus e Lucas. Ela já começou pelo relato da pregação de João Batista e mencionou brevemente o batismo de Jesus, falou da tentação no deserto, e a convocação dos discípulos.
Característica marcante de Marcos é que dedica mais espaço aos atos que aos discursos de Jesus. (JESUS EM AÇÃO). Para encorajar os cristãos Romanos e provar que Jesus é o Messias, Marcos apresentou vários episódios em que Jesus operou milagres, esses acontecimentos revelam sua verdadeira identidade por meio de sua obra.
Marcos diz que:
· Jesus expulsou demônios, sarou um leproso perdoou e curou o paralítico;
· Fala do conflito como os fariseus e demais lideres religiosos judeus, que condenaram Jesus por ter participado de uma refeição com os pecadores e quebrado o ritual do sábado;
· No capitulo 4 Marcos interrompeu a seqüência de ações para dar lugar aos ensinamentos de Jesus, ao relatar da parábola do semeador e a do grão de mostarda. E logo depois a ação foi retomada foi descrito episódios em que Jesus acalmou a tempestade, expulsou demônios e curou a filha de Jairo;
· A partir do cap.6 Jesus experimentou a rejeição em sua terra natal (Nazaré), Ele encarregou os discípulos de divulgarem as boas novas a todos.
· Daí cresceu a oposição de Herodes e dos fariseus e João batista foi decapitado. Porém Jesus continuou a operar.
· Alimentou + de 5.000 pessoas ajudou a mulher Siro-fenícia, curou um surdo em Decapólis a um cego em Betsaida e finalmente tinha chegado a hora de Jesus revelar sua verdadeira identidade aos discípulos. Será que eles realmente sabiam quem Ele era?Pedro reconheceu a Jesus como Messias, mas em seguida mostrou que não entendia a missão d’Ele;
· Depois da transfiguração, Jesus continuou a ensinar e a curar, confrontou os fariseus com a questão do divórcio e o homem rico com a obediência para herdar a vida eterna. O cego Bartimeu foi curado.
No evangelho de Marcos os acontecimentos se sucedem rapidamente. Ex: episódios da ultima ceia, a traição, a crucificação e a ressurreição são dramaticamente relatadas, acompanhados por mais ensinamentos de Jesus.
Enfim, Marcos nos mostrou Jesus em ação.Servido,ensinando,sacrificando-se e salvando vidas. Ao ler o evangelho deste escritor esteja pronto para agir de acordo com a ação de Deus em sua vida. Aceite o desafio de viver com finalidade de servir a Deus.

EVANGELHO DE MATEUS

Data: aproximadamente 60 – 65 d.C.
Propósito: provar que Jesus é o Messias, apresentar evidências de que Jesus é o Salvador.
Destinatário: Os Judeus.
Versículo chave: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir” (5:17). {ab-rogar: anular, suprimir, revogar}
Lugares chave: Belém, Jerusalém, Cafarnaum, galiléia, Judéia.
Pessoas chaves: Jesus. Maria, josé, joão Batista, os discípulos, os líderes religiosos, Caifás, Pilatos, Mª Madalena.
Característica chave: o evangelho de Mateus é repleto de expressões messiânicas (“ Filho de Davi”) e de textos do Antigo Testamento (53 citações e 76 referências). Não há um relato cronológico.
Objetivo deste livro é apresentar a evidência de que Jesus é o Messias, o Salvador.

Mateus era um judeu designado pelos romanos para ser o cobrador de impostos daquela área (Cafarnaum). Naquela época Cafarnaum representava um lugar de grande circulação de cidadãos romanos e comerciantes, era conhecida por uma cidade de comercial. Mateus era um Publicano (cobrador de impostos) e para este cargo era previsto que sobre os impostos arrecadados receberiam uma comissão, porém, a maioria cobrava uma sobretaxa e a guardava para si e enriqueciam. Por essa prática os publicanos eram odiados pelos judeus e eram conhecidos por uma reputação de enganadores e traidores, primeiro por cobrarem a mais os impostos e segundo por apoiarem Roma [o dinheiro dos impostos eram utilizados para a manter religiões e templos pagãos]. Quando decidiu seguir Jesus Mateus não vacilou por um momento sequer, ao contrário de outros discípulos, para ele não havia possibilidade de retorno,pois, era cobrador de impostos e deixou seu emprego para seguir o Salvador. Com esse posicionamento Mateus deixou de ser um desprezado cobrador para se tornar uma pessoa aceita e recebeu uma nova vida. Recebeu ainda um novo propósito para a aplicação de suas habilidades, levava sua pena (única ferramenta de trabalho que o restou). Desde o início Deus fezde Mateus um guardião dos registros, por ser um observador perspicaz e, sem dúvida registrou o que viu ao seu redor.
Nota: a experiência de Mateus indica que a vida de cada um de nós, desde o início, pode ser considerada obra de Deus em andamento.
Mateus não poderia imaginar que Deus usaria as mesmas habilidades que ele havia refinado como cobrador de impostos para registrar a mais grandiosa e gloriosa história já vivida.
Nota: Deus nos concede muitos dons, mesmo antes de sermos capazes de responder conscientemente a seu chamado. Antecipadamente confia a nós capacidades e habilidades.

Pontos fortes e êxito de Mateus:

1- era um dos 12 discípulos de Jesus;
(era um desprezível coletor de impostos,mas sua vida foi transformada pelo homem da Galiléia).

2- respondeu imediatamente ao chamado de Jesus;
“E Jesus passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem chamado Mateus e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu”. (Mt 09:09). Este versículo além de demonstrar uma importante decisão de Mateus, representa também o versículo chave deste homem.

3- convidou muitos amigos à sua casa, para conhecerem Jesus;
(Mateus não perdeu tempo para tornar-se uma testemunha de Jesus. Ele compartilhou sua fé com outras pessoas).

4- escreveu o Evangelho de Mateus;

5- esclareceu aos judeus o cumprimento das profecias do Antigo Testamento em Jesus;

O propósito do evangelho de Mateus: (contexto histórico)

400 anos havia se passado desde as últimas profecias do antigo Testamento. Era um tempo de silêncio de Deus. Os judeus fiéis estavam espalhados pelo mundo e esperavam ansiosos pelo Messias. A esperança daquele povo estava na vinda do Salvador, o predito do Antigo Testamento. Face essa expectativa os judeus acreditavam que que o Messias o salvaria de seus opressores romanos e estabeleceria um novo reino. Como Rei ele governaria com justiça. Porém as profecias falavam de um Rei, Servo do Senhor, que sofreria, seria rejeitado e morto. Como o filho de um simples carpinteiro de Nazaré poderia ser o prometido Rei?

Isaías 11:01-05 9 (O Reino do Messias é pacífico e próspero):

“ Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. E deleitar-se-á no temor do SENHOR e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; mas julgará com justiça os pobres, e repreenderá com equidade os mansos da terra, e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a verdade, o cinto dos seus rins”.

Nota da referência de Isaías: Judá (a linhagem real de Davi) seria como a árvore que foi cortada e reduzida a um tronco. Mas deste tronco um novo rebento nasceria – O Messias. Ele seria maior que a árvore original e produziria muito mais frutos. O Messias é o cumprimento da promessa de Deus de que um descendente de Davi reinaria para sempre (2 Sm 7:16).

Relatos que encontram apenas no evangelho de Mateus:

1- O sonho de José * (1:20-24)
Este sonho trata da visita do Anjo do Senhor a José informando que o filho de Maria fora concebido pelo Espírito Santo e que era um menino. Revelando assim que Jesus, sendo Deus, fez-se homem. José decide obedecer a Deus e prosseguiu com os preparativos do casamento. Embora alguns não concordassem com a sua decisão José foi em frente fundamentado naquilo que sabia ser correto.
Parênteses sobre José: era um homem de fortes convicções, estava disposto a fazer a coisa certa, apesar da dor que isso lhe causaria. “Aforça com que acreditamos em algo é medida pelo quanto estamos dispostos a sofrer por tais convicções”. A forte convicção de José sobre o fato de Jesus ser especial e sua disposição de seguir a direção de Deus capacitaram-no para a função de pai terreno de Jesus.

2- A Visita dos magos (2:1-12)
Viajaram milhares de quilômetros para ver o Rei dos judeus. Ao encontrá-lO manifestaram alegria, adoração e deram-lhe presentes.

3- A fuga para o Egito* (2:13-15)
Foi o segundo sonho que José recebeu de Deus. Foi uma orientação de como proteger a vida do menino. (nota: A direção divina é dada apenas àqueles que tem o coração preparado para recebê-la).

4- A matança das crianças* (2:16-18)
Herodes mandou matar todos os meninos de até dois anos que havia em Belém e em todos os seus contornos. Herodes tinha medo de que o Rei recém nascido um dia o tomasse o trono. Não entendeu a razão da vinda de Cristo. Jesus não queria o trono de Herodes e sim reinar no coração dele.

5-A morte de Judas* (27:3-10)
O evangelho de Mateus diz que Judas se enforcou. Entretanto, em Atos 1:18 é dito que “precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas sederramarram”. (nota: a melhor explicação é que o galho onde Judas pendurou a corda para se enforcar quebrou, e o corpo de Judas se arrebentou devido a altura à da queda). Essa profecia é encontrada em Zacarias 11:12-13 e Jeremias18:1-4; 19:1-11; 32:6-15.

6- O sonho da mulher de Pilatos (27:19)
“E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele”.
Pilatos provou estar mais preocupado com as conveniências políticas do que com o agir corretamente. Ele teve várias oportunidades para tomar a decisão certa. Sua consciência lhe dizia que Jesus era inocente; sua esposa lhe advertia que não condenasse aquele Justo, pois ela havia tido um pesadelo; a lei romana assegurava que um homem inocente não deveria ser condenado à morte, porém, Pilatos temeu a multidão.

7- As outras ressurreições (27:52)
“ E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados”. A morte de Jesus foi acompanhada por: trevas, ruprtura da cortina do Templo, um terremoto e a ressurreição de mortos em seus túmulos. Nota: Todos sabiam que algo muito significativo havia acontecido.

8- O suborno dos guardas (28:11-15)
Os lideres religiosos daquela época conspiravam para evitar que a notícia sobre a ressurreição de Jesus se espalhasse. Com o objetivo de impedir a divulgação de que Jesus estava vivo e criar um grande alvoroço quanto a verdade a cerca da morte de Cristo, esses líderes subornaram os guardas para disessem que Jesus foi levado pelos seus discípulos durante a noite, conforme diz em Mateus 28:13: “vieram de noite os seus discípulos e, dormindo nós, o furtaram”.

9-A ênfase ao batismo na Grande Comissão* (28:19-20)
O batismo representa morrer para o pecado e ressuscitar para uma nova vida em Cristo. Representa uma submissão a Cristo, disposição de viver de acordo com a vontade de Deus e identificação com o povo da Aliança de Deus.
Jesus reina espiritualmente; pode vencer todo o mal e governar o coração de cada pessoa. Ele não era um líder político ou militar em Israel como inicialmente os discípulos esperavam.

Esses 9 eventos não foram narrados em nenhum outro evangelho. Cinco destes episódios referem-se ao cumprimento de profecias do Antigo Testamento (assinalados com asteriscos) . Os demais (4) interessavam apenas ao povo judeu na época.

O evangelho de Mateus demonstra a autoridade de Cristo por meio de seus milagres de cura de enfermos, expulsão de demônios e ressurreição dos mortos.

O livro de Mateus dispõe sobre:

1) A oposição dos Fariseus e outros grupos religiosos (Mt 12:15);

2) A permanência de Jesus em ensinar sobre o Reino de Deus (Mt 16:20), ou seja, permanecer cumprindo o seu propósito mesmo diante da oposição;

3) Contou aos discípulos sobre o plano de Deus [morte e ressurreição de Cristo] (Mt 16:21);

4) Revelou sua identidade a Pedro, Tiago e João (Mt 17:1-5)

5) Fez sua entrada triunfal em Jerusalém, demonstrando que a sua hora se aproximava (Mt 21:1-11);

6) Instruiu aos discípulos como deveriam viver até que isto ocorresse (Mt 25);

No final do evangelho de Mateus há uma ênfase nos últimos dias de Jesus na Terra (Mt 26-28):
· A última ceia;
· A oração do mestre no Getsêmani;
· A traição de Judas;
· A dispersão dos discipulos;
· A negação de Pedro;
· Os julgamentos – Caifás e Pilatos;
· As palavras finasi de Jesus na cruz;
· Seu sepultamento em um túmulo emprestado.

A mensagem e o ministério de Jesus, o Rei: Mt 4:12 e 25:46)
Jesus mostra a diferença entre o Reino dos Céus e o reino terreno. Mostra ainda que PERDOAR, ter PAZ com o s SEMELHANTES e AMAR os OUTROS como a si mesmo são algumas das características que tornam alguém grande no Reino dos Céus, e para esse CRESCIMENTO ESPIRITUAL, devemos viver de acordo como os padrões de DEUS AGORA. (Jesus veio para nos ensinar a viver como súditos fiéis de Seu Reino).

Lugares chaves em Mateus:
Belém: nescimento de Jesus; Província Romana da Judéia;
Egito: Fuga para proteger a vida de Jesus;
Nazaré (na Galiléia): José seguiu a orientação de Deus para que a família retornasse;
Deserto da Judéia: Jesus já havia sido batizado no rio Jordão;e neste lugar foi tentado por satanás;
Cafarnaum: Início do seu trabalho ministerial: ensinando sobre o Reino; curando enfermos e proferindo parábolas;
Gadara: Aqui curou 2 homens endemoninhados (Mt 8:28); alimentou + de 5 mil pessoas- multiplicou 5 pães e 2 peixinhos (mt 14:15);
Genesaré: curou enfermos;
Tiro e Sidom: ministrou aos gentios;
Cesaréia: onde Pedro o reconheceu como Messias;
Peréia (além do Jordão): ensinou;
Jerusalém: ao partir para sua última viagem disse aos discípulos o que lhe aconteceria (Mt 20:17);
Jericó: passou algum tempo;
Betânia: pernoitou durante sua viagens a Jerusalém, em sua última semana;
Jerusalém: Jesus foi crucificado e ressuscitou ao 3º dia.

Lições de vida no evangelho de Mateus:
· Jesus aceitou pessoa de todas as classes sociais;
· Além da habilidade que recebeu de Deus para cuidar dos registros, atentando para os detalhes, Mateus recebeu uma nova vida e um novo propósito;
· Tendo sido aceito por Jesus, Mateus imediatamente procurou colocar outras pessoas em contato com o Mestre.